oq vc acha do novo "look" do pyerkey

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Zouk tem história.

O zouk é um gênero musical originário da ilha de Guadalupe no Caribe. Está presente em vários ritmos brasileiros e sempre teve grande influência na região norte do Brasil, especialmente no Pará e Amapá.
Este género, praticado nas Antilhas francesas (Martinica e Guadalupe), na Guiana Francesa e também em Santa Lúcia, tem forte presença nos P.A.L.O.P. Nos países de expressão francesa ele é cantado, principalmente, em creole. Estudos acreditam que a sua base rítmica pode ser oriunda da cultura arabe. Esta mesma base é encontrada em vários países como Espanha e Portugal, no mundo árabe, no continente africano e em praticamente toda a América.

O ritmo se espalhou pelo mundo, em diversos lugares, inclusive no Brasil, muitos passaram a acreditar que a música e a dança seriam francesas.
Tanto que por algum tempo, quando a moda de dançar lambada estava em seu auge, o zouk era chamado de lambada francesa e meu pai fez parte dessa história e ajudou a divulgar esse ritmo no Brasil desde 1988 como pode-se ver na foto abaixo.
Zouk - que significa festa - é uma dança praticada no Caribe (passada), mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco. Assim como o merengue o zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo).

No Brasil, utiliza-se a música Zouk para uma espécie de dança oriunda da lambada, porém, com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A lambada era muito rápida e frenética, impossibilitando muitos passos que existem hoje. A dança zouk brasileira possui hoje vários estilos. Mas a base para a danca nunca deixou de ser a Lambada e os giros e movimentos de bracos presentes na Salsa, Soltinho, Rock and Roll e Forro entre outros.

É preciso ter muito cuidado para não confundir a música com a dança. A dança zouk brasileira pode ser dançada com diversos ritmos: pops dos Estados Unidos, músicas Árabes, espanholas, remix,kizomba, tarraxinha, cabolove, cabozouk, Hip hop, R&B Contemporâneo, Reggaeton, dancehall e Raggajam.

A dança zouk do Caribe (passada) está em muitos lugares como França, Inglaterra, São Tomé e Príncipe. Os principais pólos do zouk caribenho são: Angola, Antilhas, Cabo Verde e Haiti. A dança Kizomba, parecida com a dança zouk é febre em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal.
O Zouk também foi uma influência muito forte em outros estilos como o Raggae jamaicano, o Kuduru angolano, o Funaná de Cabo-Verde, etc. Agora imagine-se dançando Zouk no berço da sua criação, a ilha de Guadalupe, a imagem acima é dessa ilha maravilhosa.

Um dos criadores desse ritmo maravilhoso, o ZOUK, foi Patrick Saint Eloi que em Guadalupe montou a banda Kassav e espalhou essa batida gostosa mundo afora, infelizmente ele morreu nesse ano vitima de cancer aos 50 anos, mas o ritmo que ele criou já está e ficará cada dia mais em evidencia.

Pra voces terem idéia de como meu pai é apaixonado por ZOUK, meu nome é Patrick em homenagem ao criador do ritmo e desde o ventre eu ouço a batida forte do zouk-love e desde cedo tive a oportunidade de participar de bons eventos do mundo zouk como o ZOUK MOVEL que sempre tem no Parque Ibirapuera, vejam ai embaixo minha foto em um desses eventos.

Quando ainda não era popular a internet meu pai conseguia os CDs originais com um dos feras do zouk e um dos responsáveis pela divulgação do ritmo no Brasil, Philip Miha, muitas vezes fui com meu pai na AP dele e ele comprava os cds de David & Corina, Patrick Saint Eloi, Kassav, N´goma, Ludo, Franck Vincent, Zouk Machine e tantos outros que faziam sucesso na época.
Eu era pequeno mas nunca perdia uma oportunidade de curtir um zouk numa balada, veja ai em baixo meu pai me ensinando um passo de zouk num baile da Cia Terra  na Pompéia - SP




Aproveitando o momento, nessa academia da Cia Terra tive a oportunidade de aprender alguns passos de Salsa com, imaginem só, Patrick e Fabiana Terra, eles dançam muito bem, inclusive tem um vídeo meu aprendendo esses passos com Patrick Oliveira, está no you tube.

Atualmente estou em Portugal e por aqui toca muita Kizomba, só que aqui as pessoas dançam diferente do que no Brasil, mas as músicas são as mesmas como as de Nelson Freitas, Chasy Chantel e varios outros, as casas que tocam Kizomba e Zouk aqui são lotadas, fazem muito sucesso mesmo, é o Zouk se consolidando no mundo.

Meu pai está no Brasil, e vou demorar um pouquinho pra vê-lo novamente, então resolvi escrever esse artigo pra homenagear meu pai que faz aniversário nesse mês.

Paizão, te amo muitão !!!
Muitas felicidades, saude, paz, dinheiro e zouk na sua vida!!!

E como dizia Patrick Saint Eloi: O zouk não é só uma batida mas um coração que bate!!!

Feliz aniversário!!!

(Filhão - Patrick)

5 comentários:

  1. Oi Patrick muito bom sua iniciativa de fazer um Blog e falar sobre o Zouk! Se você me permiti vou fazer algumas correções que você escreveu sobre o assunto. O zouk nunca teve presente em ritmos brasileiros e nunca teve influência na região norte do Brasil os únicos paises que aconteceu isso foi Angola e Cabo Verde prova disso que hoje temos muitos cantores que estão fazendo sucesso na Europa. Na região norte do Brasil foram os primeiros ouvir Zouk das Antilhas através das rádios de lá que aqui pegava o sinal, isso aconteceu nos anos 80.
    -Você conhece algum cantor ou cantora de zouk do norte do Brasil? E de Angola e Cabo Verde?
    Eu acho que respondi sua pergunta!
    Infelizmente no Brasil é difícil fazer Zouk porque não conhecemos outros ritmos que compõe o Zouk exemplo a Kompa, Semba, Tarraxinha, Kizomba, coladeira que esta presente nesse ritmo musical. Se você quiser saber mais sobre o assunto vou deixar o link do Blog onde tem uma matéria que fala sobre o assunto, abraço!
    http://zoukatitude.blogspot.com/search/label/Falando%20de%20Zouk.

    ResponderExcluir
  2. pyerkey disse...
    ñ fui eu q puis isso -_-
    13 de novembro de 2010 08:03

    ResponderExcluir
  3. Estava lendo sobre a ilha de Guadalupe e fiquei pasma..com a beleza desse lugar, a dança... Zouk me parece ser muito familiar...como a lambada aqui no Brasil...
    lembro que teve uma novela brasileira que fez sucesso com a dança Zouk! parabéns muito linda essa dança!

    ResponderExcluir

comenta mano...vai comenta...